sábado, 27 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 27 de Fevereiro, dia Nacional do Livro Didático

Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático.
O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores.
Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores), no processo de ensino e aprendizagem.
Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.
No entanto, a trajetória do livro didático no Brasil começou em 1929, com a crianção do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão com a função específica de legislar esta área no país.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 26 de Fevereiro, dia do comediante

Comediante é a pessoa que faz uso do humor nas artes cênicas, podendo participar de espetáculos, filmes, seriados e mais. Comédia é a categoria que define tudo o que é engraçado e que faz o seu público rir. 
Segundo os artistas, para atuar como comediante a pessoas deve ter um ritmo, conhecido como timing, que identifica qual o melhor momento para fazer alguma coisa engraçada.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 25 de fevereiro, dia Internacional dos Implantantes Cocleares.

Hoje é o dia internacional do Implante Coclear! Acho que nada mais justo o nosso querido IC ter um dia só para ele. Com certeza, muitos milhares de implantados pelo mundo afora comemoraram neste dia com alegria infinda. Há mais de 50 anos temos motivos para comemorar, do primeiro implantado até o último. Fiquei muito emocionada de ver fotos de vários implantados de todas as idades e de várias nações, de ler em várias línguas "Feliz Dia Internacional do Implante Coclear". Até vídeo fizeram, com fotos de implantados com suas famílias e em encontros com outros "irmãos" de IC.
https://www.facebook.com/misturablogrural


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 24 de fevereiro, dia da conquista do voto feminino.

Nos primórdios da humanidade as mulheres exerciam seus direitos em igualdade em relação aos homens. O matriarcado garantia às mulheres a determinação das relações familiares e sociais.
Todavia, após a instituição do patriarcado a situação da mulher mudou, sendo recolhidas ao ambiente doméstico e de reprodução, passando a ser submetida à opressão, ao preconceito e a violência.
Assim, diversos grupos femininos iniciaram inúmeros movimentos, visando à garantia de seus direitos, em especial o direito de votar e ser votada.
Nos Estados Unidos, em 1851, Susan Brownell Anthony e Elizabeth Cady Stanton lideraram o movimento pelo voto feminino, que resultou na aprovação da Emenda Constitucional nº. 19/1920, a qual resultou na eleição da primeira deputada americana, a senhora Jeannette Rankin.
Já na Inglaterra, esse movimento iniciou-se em 1897, mas o voto feminino só se tornou realidade em 1918, sendo sua idealizadora a senhora Millicent Fawcett. Na América Latina, o Equador foi o primeiro país a conceder esse direito às mulheres.
Em relação ao Brasil, dois eventos merecem destaque na luta pelo voto feminino. O primeiro foi de iniciativa do governador do Rio Grande do Norte, o senhor Juvenal Lamartine, que o concedeu nas eleições de 1928, na época isto não violava aConstituição Federal, em face da ausência de sua proibição, e o seu veto foi realizado por outros motivos.
O segundo evento foi o pioneirismo de uma estudante de direito, a Mineira Mietta Santiago, que obteve o direito de votar, por meio de Mandado de Segurança, impetrado no ano de 1928, o qual teve como fundamento o disposto no artigo 70 daConstituição Brasileira de 1891, in verbis:
 "Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 ano que se alistarem na forma da lei."
Diante de tantas lutas, no dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar e de ser votada, por meio de Decreto editado pelo Presidente Getúlio Vargas. Neste dia, além do direito ao voto, elas conquistaram o direito de serem ouvidas.
Atualmente, a luta do seguimento feminino é pela efetivação de seus direitos fundamentais, mediante a garantia da liberdade social e do empoderamento da mulher, uma vez que ainda são vitimas de opressão e necessitam travar lutas, para conquistar espaço no meio político e econômico do país, mas apesar disto, no ano de 2010, as brasileiras se sentiram honradas pela eleição da primeira presidenta do Brasil, provando que podem e devem buscar caminhos diversos do ambiente doméstico.
Ressalte-se inclusive, que o movimento de empoderamento visa igualdade de gênero e não o menosprezo do masculino, pois não há disputa entre os gêneros, mas sim, a "necessidade de empate de jogo" na construção de suas carreiras profissionais.
Portanto, as mulheres têm um longo caminho a percorrer, para que sejam efetivados os seus direitos fundamentais.
Parabéns a todas as mulheres por esta data tão importante e decisiva na história do Brasil!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 23 de fevereiro, dia do Surdo-Mudo

No dia 23 de fevereiro é comemorado no Brasil, o dia nacional da pessoa surda-muda. Essa deficiência é causada pela falta de percepção da audição e da fala, sendo que a audição é o receptor auditivo que fica localizado no ouvido interno e a fala é a capacidade de emitir sons inteligíveis e formar palavras.
As limitações do surdo-mudo não alteram em nada a sua capacidade de aprendizado, o que permite que ele aprenda e possa conviver perfeitamente com as pessoas consideradas “normais”.
A capacidade do surdo-mudo é tão grande que ele é capaz de realizar diversas atividades, basta apenas, que ele desenvolva os outros sentidos através de estímulos para que se desenvolvam.
É fundamental que ele interaja e se integre com todas as pessoas na sociedade, pois essa é uma maneira de desenvolver seus sentidos. Para que essa inclusão seja feita é necessário primeiramente respeitar a pessoa com deficiência e reconhecer os seus direitos.
Uma curiosidade a ser lembrada sempre é que nem todos os deficientes auditivos são mudos. Levando-se em consideração que muitos possuem voz e conseguem falar é necessário o estímulo para que aconteça aprendizado.
No Brasil, existem muitas instituições de apoio aos surdos-mudos. O Dicionário Libras divulga em larga escala a língua dos sinais, o que facilita a comunicação dos surdos-mudos em seu dia-a-dia.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 22 de Fevereiro, dia do Profissional de Serviços Gerais.

Quem é o profissional (a) Auxiliar de Serviços gerais? É a pessoa que, diariamente prepara todos os ambientes de trabalho para ser possível iniciar as atividades diárias de todos os outros profissionais do trabalho, dos mais diversos cargos existentes mundo a fora. 
Se esse profissional não existisse, não seria possível, nenhum outro profissional, realizar suas atividades diárias, pois, ninguém, quer trabalhar em um lugar que não esteja limpo, cheiroso e agradável.
Na escola, é o profissional que, com carinho, amor e dedicação cuida e mantém um ambiente, organizado, sempre limpo, agradável e, portanto, saudável para que os seus filhos assistam às aulas e tenham o conforto que merecem. 
É a pessoa que limpa a cadeira e prepara a sala, em que, pela primeira vez seu filho senta-se para assistir a primeira aula de sua vida, é ali, onde começar um caminho promissor cheio de esperanças e muito sucesso, pois é na escola que os seus filhos aprendem a serem cidadãos instruídos para a vida e para o trabalho. 
Todos os dias, esse trabalho se repete, mantendo o ambiente escolar sempre em ordem, auxilia os professores, gestores e demais funcionários, quando necessário, está sempre em alerta, pronto para servir.
Incansavelmente, presta seus serviços diariamente. O indivíduo (a) que trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais tem como funções serviços de rotina de limpeza, manutenção e conservação de espaços interiores e exteriores (pátios, jardins, dependências, patrimônios, vias e bens imóveis), de forma a atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação destes espaços.
Assim, esse profissional deve estar apto a detectar problemas, fazer diagnósticos e encontrar soluções. Além disso, o Auxiliar de Serviços Gerais deve fazer vistorias periódicas, solicitar orçamentos e acompanhar reparos, sempre que se faça necessário. Em alguns casos, carregar e descarregar produtos, organizar e arrumar espaços e a instalação de componentes e equipamentos também faz parte das funções deste profissional.
https://www.facebook.com/misturablogrural

domingo, 21 de fevereiro de 2016 0 comentários

Dia 21 de fevereiro, dia internacional da língua materna.

Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente em 21 de fevereiro em todo o planeta.
Criada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 17 de novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objetivo de promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.
Além disso, esta data também convida a todos os países membros da UNESCO e suas matrizes a refletirem sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.

 
;