sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 0 comentários

Dia do fotógrafo

O dia do fotógrafo é comemorado no Brasil em 8 de Janeiro e tem como objetivo celebrar o profissional de fotografia.
O fotógrafo é o profissional responsável por fazer fotografias que podem ser estáticas ou dinâmicas e pode atuar em diversas áreas ligadas a parte visual como filmes, fotojornalismo, publicidade, moda, eventos, instituições oficias entre outros.

A profissão de fotógrafo é muito importante na sociedade, pois esse profissional é o responsável por captar imagens sejam elas belas ou tristes e tem fundamental importância no cotidiano, como por exemplo na ilustração de notícias seja no jornal ou na internet, bem como o registro de momentos como um simples álbum familiar até um grande evento.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016 0 comentários

Dia 07 de janeiro, Dia da liberdade de cultos e dia do Leitor

O Dia da Liberdade de Cultos é comemorado anualmente em 7 de janeiro no Brasil.
Esta data comemora a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer as suas crenças de modo livre e sem qualquer tipo de perseguição religiosa.
O Brasil é um país multicultural e rico em crendices e doutrinas religiosas que enriquecem a cultura do povo brasileiro.
Este direito está previsto de modo bastante claro no artigo 5º da Constituição Federal de 1988:
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir 

Dia 07 de Janeiro também é o Dia do Leitor! Uma data feita para comemorar aqueles que gostam de ler e tem, no livro, um grande amigo.

Ler é viajar. Esta frase é bastante conhecida não deixa de ser verdade pois foi (e ainda é) através da leitura que o homem passou a conhecer lugares onde nunca esteve, se remeter ao passado histórico ou criado e até mesmo, projetar o futuro. É importante lembrar que não se nasce leitor , o aprendizado da leitura é um processo infinito de capacitação que é fomentado pelo contato com livros. Pouco a pouco, a prática da leitura nos faz buscar cada vez livros mais complexos, sejam eles literários ou não, o que indica nosso crescimento na capacidade de interpretação e de abstração. Ler nunca é uma atividade passiva. Através da leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Muitas vezes, se projeta no que está lendo.

Mas ler nem sempre é uma tarefa fácil. No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas em idade possível de leitura (acima de 5 anos) ainda são analfabetos.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016 0 comentários
Dia 06 de Janeiro:
Hoje comemora-se o Dia da Gratidão. É um momento para celebrar a sua existência, as paixões, parentes, amigos e todas as pequenas coisas que trazem alegria à sua vida. O que você valoriza? Quem você aprecia? Como você expressa sua gratidão aos outros?
A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade... É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é reconhecer que outras pessoas também participaram na produção de nossa vida. Um pouco de humildade que obriga a reconhecer o outro como parte de nossa alegria. É poder dedicar, compartilhar a graça recebida.

Mas é importante não confundir gratidão com bajulação ou lisonjas, com servilismo. Não há hierarquia na gratidão, não há diferenças. Sentir-se grato, com um sentimento constante de dívida impagável, pode não ser muito saudável. A gratidão é sempre boa na medida da alegria que a acompanha. E a angústia de uma dívida constante carece de alegria
https://www.facebook.com/misturablogrural


terça-feira, 5 de janeiro de 2016 0 comentários
Hoje dia 5 comemora-se a criação da primeira tipografia no Brasil. 

A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis. 

No Brasil ela foi criada dia 05 de janeiro de 1808, pois até então as fábricas eram proibidas na colônia. D. João assinou o alvará permitindo que fábricas pudessem funcionar. Foi então fundada, no Rio de Janeiro, a “Imprensa Régia”. Nesse momento a informação começaria a circular, a princípio nas mãos da corte. Logo viria o primeiro jornal, "A Gazeta do Rio de Janeiro", divulgando toda a informação oficial. Oficialmente, essa é a data da instalação da primeira tipografia no Brasil.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016 0 comentários
Dia 04 de janeiro, é celebrado o dia nacional do hemofílico. A hemofilia é uma doença genético-hereditária que causa deficiência quantitativa e qualitativa nos fatores de coagulação do sangue e se manifesta quase que exclusivamente em homens. A doença foi difundida na mídia no Brasil quando o sociólogo Betinho e os irmãos dele, o cartunista Henfil e o compositor Chico Mário, morreram após contraírem a AIDS em transfusões de componentes sanguíneos a que eram submetidos, periodicamente, devido à hemofilia. Dia 04 de janeiro de 1988 foi o falecimento do cartunista Henfil, por isso ficou instaurado o Dia Nacional do Hemofílico.
Os hemofílicos utilizam uma medicação (fator de coagulação) que é produzida a partir do plasma sanguíneo de doadores de sangue, tratamento usado desde a década de 90 e que substituiu a transfusão de componentes sanguíneos. Por isso é tão importante a doação de sangue consciente e a veracidade nas respostas da triagem, pois é a saúde de outras pessoas que está envolvida no processo.



domingo, 3 de janeiro de 2016 0 comentários
Dia 03 de Janeiro, Dia do Juizado de menores.

A história do Juizado de Menores no Brasil deve muito ao promotor, advogado e professor José Cândido de Albuquerque Mello Mattos. Sua defesa do tema nos anos 20 culminou na criação do primeiro Juizado de Menores da América Latina foi criado no Rio de Janeiro, em 20 de dezembro de 1923. Em fevereiro de 1924, Mello Mattos tornou-se o primeiro juiz de menores da América Latina.
O primeiro código para a proteção da infância e da adolescência, promulgado em 12 de outubro de 1927, foi obra do jurista, tornando-se conhecido como Código Mello Mattos (Decreto nº 17.943-A). Voltava-se especialmente à regulação do trabalho de menores, a fim de coibir sua exploração.
No início dos anos 30, Mello Mattos foi eleito vice-presidente da Associação Internacional de Juízes de Menores, sediada em Bruxelas (Bélgica). Faleceu em 3 de janeiro de 1934.


 
;